CHAMADA DE TRABALHOS TÉCNICOS

 

7° CONCURSO DE TRABALHOS TÉCNICOS EM INFORMÁTICA – Computer on the Beach 2019

 

O 7º Concurso de Trabalhos Técnicos em Informática, inserido no contexto do evento Computer on the Beach, premiará os trabalhos desenvolvidos por alunos matriculados no ano de 2018 em cursos técnicos da área da tecnologia da informação, do ensino médio (integrado ou concomitante) e pós-médio (subsequente).

Os trabalhos deverão ser orientados por pelo menos 1 (um) professor, atuante no curso em que os alunos estão matriculados; e deverão ser desenvolvidos por no mínimo 1 (um) aluno do curso técnico da área da tecnologia da informação. Os demais alunos poderão estar matriculados em cursos e/ou campi diferentes. Não é permitida a participação de alunos de graduação ou pós-graduação, bem como especialistas externos.

A avaliação será conduzida em duas fases. Na primeira, os trabalhos submetidos (ver detalhes abaixo) serão avaliados, a fim de selecionar os melhores trabalhos. Cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois especialistas. Os trabalhos aceitos serão apresentados e publicados nos anais do evento. Na segunda fase, deverá ser realizada a apresentação oral do trabalho, na qual será considerada a qualidade da apresentação feita pelos autores.

Os autores que não submeterem a versão final e/ou não apresentarem o trabalho no evento serão eliminados do concurso (casos especiais serão analisados pela comissão organizadora). Poderão apresentar os trabalhos apenas os alunos autores.

Serão admitidos trabalhos nas seguintes categorias:

Pesquisa: o trabalho deve deixar claro qual é a contribuição na área da tecnologia da informação e a originalidade do tema.
Extensão: o trabalho deverá mostrar a articulação entre a ação e a comunidade.

Ao final, uma discussão envolvendo os integrantes do Comitê do Concurso decidirá o melhor trabalho em cada categoria: pesquisa e extensão. O anúncio dos trabalhos premiados será feito no encerramento do evento.

 

Submissão dos Trabalhos:

Cada trabalho submetido deverá conter dois arquivos (em formato PDF):

· Trabalho escrito em forma de artigo completo;
· Declaração de matrícula contendo os nomes dos alunos em curso técnico.

Os trabalhos devem ser escritos em português, espanhol ou inglês, respeitando o limite mínimo de 4 (quatro) páginas, e máximo de 8 (oito) páginas. O trabalho deve apresentar obrigatoriamente: título, autor, curso, instituição, orientador, com as respectivas afiliações, resumo/abstract, texto e referências.

O trabalho e a declaração de matrícula dos alunos deverão ser enviados exclusivamente em formato eletrônico (PDF) através do sistema JEMS.

 

Formato Das Propostas:

Todas as submissões devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da SBC, disponível em: www.sbc.org.br/modelo-artigo.

Na declaração de matrícula oficial digitalizada (arquivo PDF) deverá constar explicitamente que os alunos estiveram matriculados no curso técnico no ano de 2017 ou 2018.

Apresentação oral dos trabalhos no evento:

Pelo menos um dos autores dos trabalhos selecionados no Concurso deverá se inscrever como autor no Computer on the Beach 2019. Cada trabalho deverá ser apresentado, exclusivamente, por um ou mais alunos do curso técnico da área da tecnologia da informação. Para premiação no concurso, serão consideradas apenas as apresentações realizadas pelos alunos autores do trabalho.

 

Datas Importantes:

15 de outubro de 2018 – Início da submissão de trabalhos
02 de dezembro 20 de novembro de 2018 – Data limite para submissão de trabalhos
15 de fevereiro de 2019 – Notificação dos trabalhos selecionados
22 de fevereiro de 2019 – Envio da versão final e data limite para inscrição no evento
04 a 06 de abril de 2019 – Data do evento Computer on the Beach 2018

 

Coordenação geral Computer on the Beach:

Anita Maria da Rocha Fernandes (UNIVALI)

Coordenação do Comitê de Programa do Concurso

Leonardo Ronald Perin Rauta (IFSC)
Tiago Semprebom (IFSC)

 

Contato:
computeronthebeach@univali.br