Inscrições

Pessoas já inscritas no Computer on the Beach: isento
Pessoas não inscritas no Computer on the Beach: R$ 20,00

Faça sua pré-inscrição (vagas limitadas):

Formulário de Inscrição

MC1: Detectando dados úteis na Web e trabalhando com eles

Sala 05

Neste minicurso, serão discutidas questões referentes à natureza, detecção e ao uso do “Big Data”, mais especificamente, do Big Data presente na Web. O objetivo geral é introduzir o público na área de detecção e extração de conteúdo Web. Para isso, são mostrados: uma visão geral do conceito de Big Data sob o ponto de vista de sua natureza não estruturada, compreensão dos formatos de dados disponíveis, detecção de conteúdo útil e extração de dados, além de uma breve introdução de alguns aspectos de análise e identificação de conteúdo útil, usando web crawling/scraping. Similaridade e deduplicação de dados, resolução de entidade e reconhecimento de entidades nomeadas também serão discutidos.

Palestrante: Carina F. Dorneles

Professora no Departamento de Informática e Estatística (INE) da UFSC. Membro da Comissão Especial de Banco de Dados da SBC. Membro da Comissão de Avaliação Quadrienal Capes – 2017. Atua em pesquisa, ensino e orientação nos níveis de IC, graduação, mestrado e doutorado. Seus interesses de pesquisa incluem as áreas de Gerenciamento de Dados, Recuperação de Informação, Mineração de Dados com ênfase na Web, Descoberta de Conhecimento e Extração e Matching de Informação.

MC2: Introdução às tecnologias blockchain e suas aplicações

Ateliê A

Palestrante: Alexandre Melo Braga (UNICAMP)

Este minicurso aborda as tecnologias componentes de uma blockchain de modo introdutório e amplo, indo além das criptomoedas como o Bitcoin, proporcionando ao participante uma visão geral sobre o assunto. O minicurso tem o objetivo de introduzir os participantes aos aspectos práticos do conjunto de tecnologias que formam uma blockchain e que são necessárias ao desenvolvimento de aplicações confiáveis, facilitando o aprofundamento em estudos futuros. Neste contexto, as criptomoedas são tratadas como exemplos específicos das tecnologias blockchain. Além disso, o minicurso explica os conceitos fundamentais de blockchain, descreve as plataformas modernas, como Hyperledger e Ethereum, mostra programas de computador para smart contracts e aborda as arquiteturas de aplicação para blockchain e seus protocolos de consenso. Finalmente, o minicurso também discute aspectos de segurança inerentes à tecnologia.